Página inicial > Docentes > Docentes > Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto

Bloco A
Santo André

Informação: Área: Engenharia Ambiental e Urbana
Subárea: Sistemas de Informações e Representação para Projetos de Engenharia Ambiental e Urbana

Atualmente é Professor Adjunto A do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Obteve diploma de PhD pelo Politecnico di Torino pelo programa de "Inovação Tecnológica para o Ambiente Construído" (2010-13) do Departamento de Engenharia Estrutural, Civil e Geotécnica, com tese em biomimética sobre protótipos de estruturas sensoriais robóticas bioinspiradas. Doutora pela Universidade de São Paulo (Brasil) na área de "Design e Arquitetura" (2009-13), com pesquisa sobre padrões de crescimento de ramificações via modelagens de fractais. Mestre pela USP na área de "Design e Arquitetura" (2006-08): dissertação sobre concepção, modelagem, prototipagem e iluminação de estruturas de cabos, inspiradas no orvalho nas teias de aranha. Graduação em Arquitetura e Urbanismo-USP (2000-04) com monografia e trabalho experimental sobre estruturas leves. Foi pesquisadora de modelos e protótipos de estruturas leves no Laboratório de Mecânica Computacional da Escola Politécnica-USP com bolsa IC FAPESP (2002-04), tendo ganho experiência em arquitetura têxtil e sustentável. Realizou mostras, exposições e palestras sobre instalações, modelos e protótipos com apoios e/ou patrocínios (2003-15), na América Latina e União Européia. Cumpriu estágios de docência pelo "Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)" de 2006 a 2010 na Escola Politécnica-USP e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP. Desenvolveu pós-doutorados sobre Termorregulação de Estruturas de Insetos Sociais na área de Energia Sustentável pela Universidade de Bologna (Itália) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFABC, sobre Estruturas "Deployable" Bioinspiradas na área de Estruturas Aeroespaciais pela UFABC e na área de Estruturas pela Escola Politécnica-USP e sobre Manufatura aditiva (Impressão 3D e 4D) pelo Departamento de Engenharia Estrutural da Universidade Técnica da Silésia (Polonia). Foi professora titular do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da UNIP e da Universidade Anhanguera, tendo ministrado diversas disciplinas para cursos de Engenharia e Arquitetura e foi professora substituta concursada da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. É fluente em inglês, italiano e português, além de comunicar-se razoavelmente em francês, espanhol e alemão; o que facilita o estreitamento de conexões com grupos transdisciplinares de pesquisa no exterior.