Transformação Digital dos Negócios
Interessado em transformação digital? Este projeto trata de entender os impactos nos negócios do processo de transformação digital das empresas, ao longo de toda sua cadeia de valor. Dentro deste projeto, a professora Dra. Silvia Novaes Zilber Turri orienta diversos alunos de Iniciação Científica, Trabalhos de Graduação e Dissertações de mestrado.
Alguns temas abordados:
-Desempenho de startups (discente mestrado: Ana Paula Zanetti Neves);
-Competências para a Indústria 4.0 e o papel das Universidades (discente mestrado: Vitor Meira)
-Corporate Venture: Associações entre startups e Granes Empresas (discente mestrado: Diego Galileu
-Papel da alta gestão na adoção de IoT na Indústria Automotiva (discente mestrado: José Carlos Franceli)
-Iniciação científica (com bolsa de IC UFABC e apoio FAPESP):
-O programa governamental de aceleração de empresas Startup Brasil (aluno de IC: Mayara Csapo)
-Lean Management e Lean Startups no Brasil: como identificar? (aluna de IC: Gabriela Sayuri)
A Energia de Plasma
O Professor Fernando Gasi participa de dois projetos de pesquisa da FAPESP em uma parceria envolvendo pesquisadores da UFABC e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A imagem mostra um equipamento de plasma em funcionamento.
O primeiro artigo mostra as mudanças das propriedades de superfície em função da aplicação da energia de plasma em substratos têxteis; essas alterações nas propriedades puderam ser validadas com técnicas de caracterização; microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de infravermelho (FTIR), espectroscopia de fotoelétrons (XPS), ângulo de contato. Essas mudanças nas propriedades de superfícies permitem por exemplo uma absorção maior na amostra tratada e a criação de novos grupos polares.
Mais detalhes e informações podem ser encontrados acessando https://www.mdpi.com/2073-4360/12/9/2128.
Já o segundo artigo mostra o resultado das alterações dessas propriedades de superfície; foi realizado um estudo comparativo entre amostras tratadas e não tratadas com a energia de plasma. Ambas as amostras foram tintas e processadas no mesmo equipamento e verificou-se que as amostras tratadas absorveram mais corante proporcionando cores mais intensas. Comparativamente às amostras não tratadas pode-se atingir a mesma intensidade de cor com uma concentração menor de corante, proporcionando uma maior economia em todo processo.
Mais detalhes e informações podem ser encontrados acessando http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14392020000100201
Atualmente o grupo de pesquisa está trabalhando com a energia de plasma para aplicações na área da saúde, inclusive com ensaios de campo já em andamento.
Projeto Agentes Locais de Inovação (Projeto ALI – SEBRAE/CNPq)
O Projeto Agentes Locais de Inovação (Projeto ALI) tem como objetivo “possibilitar que os pequenos negócios com potencial inovador e/ou com potencial de alto impacto, aumentem a captura de valor, por meio da criação e entrega de soluções inovadoras de maneira acelerada” (SEBRAE, 2018, p. 6). Ao longo dos últimos dez anos, houve mais de 6.360 bolsistas capacitados, 4.360 bolsistas em campo, 139 orientadores acadêmicos e acompanhamento de cerca de 140 mil pequenos negócios em todo País. Ao longo destes 10 anos de execução do Projeto ALI, foram identificadas necessidades de atualização do modelo de operação e de atuação, focados na gestão da inovação, orientando ações de implantação de inovação nessas PMEs.
Esta orientação e acompanhamento foram realizados pelos ALI, bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo SEBRAE, para acompanhar um conjunto de empresas definidas pelo SEBRAE/UF.
O papel da professora Dra. Silvia Novaes Zilber Turri foi de orientadora dos ALIs, com bolsa de extensão do CNPq, orientando seus artigos finais e estudos de caso do Projeto. Cada ALI dava apoio a 20 pequenas e micro empresas (PMEs) para implantar/desenvolver ações de inovação. Eu orientei 18 Agentes Locais de Inovação no período de julho de 2019 e julho de 2020, na cidade de São Paulo.
Após o processo, cada ALI teve que escrever 2 artigos sobre os resultados alcançados após o Projeto e um estudo de caso emblemático. O objetivo da professora foi orientar 20 Agentes Locais de Inovação na escrita destes artigos e estudos de caso, além de apoiá-los em seu trabalho de consultoria às pequenas empresas atendidas. Além disso a professora Dra. também desenvolveu 2 artigos sobre este processo.
Com o advento da pandemia durante o Projeto, muitas das soluções das empresas focaram no uso de mídias digitais para ações de marketing, bem como a transformação digital de seus negócios. Tal transformação levou à melhoria dos resultados das PMEs atendidas, com melhor segmentação e maior resultado financeiro alcançado.
Smart Testbed UFABC
Com o objetivo de introduzir técnicas da indústria 4.0 sob ótica da cultura lean, para eliminar desperdícios e identificar possíveis falhas, o Smart Testbed UFABC cria uma proposta que inclui o desenvolvimento de um sistema de Manufatura Avançada, a criação de uma plataforma de experimentação que simule a escala de produção em um cenário real, além de difusão do conhecimento.
Além disso , é oferecido um espaço para o aprendizado sobre as novas tecnologias e suas aplicações, podendo capacitar pessoas e empresas a estarem preparadas para um futuro cada vez mais digital.
Como primeiro grande programa do Testbed, está sendo oferecido um workshop sobre a indústria 4.0, onde, além de aprender os conceitos, você acompanha a montagem de um braço biônico customizável. As pré-inscrições estão abertas e você pode encontrar mais informações no site https://smartufabc.8b.io/
Responsáveis: Professor coordenador Ugo Ibusuki, Professora vice-coordenadora Franciane Silveira, Aluno pesquisador doutorando Rogério Vitalli, Aluno pesquisador mestrando Thiago Cannabrava, Aluno pesquisador mestrando Ozias dos Santos, Aluno pesquisador mestrando Eduardo Dantas, Aluno pesquisador mestrando Nelson Bento, Aluna pesquisadora graduação Anny Caroliny Marques, Aluna pesquisadora graduação Marina Nagano, Aluno pesquisador graduação Vinicius da Silva, Aluno pesquisador graduação Rodrigo Bizon, Aluno pesquisador graduação Luccas Ferrari, Professor visitante Klaus Schutzer