Estrutura Geral do Curso
O curso de licenciatura em Matemática da UFABC pretende oferecer um currículo diferenciado, tendo como características fundamentais uma formação diversificada e ampla com relação ao conhecimento das Ciências Naturais e Matemática, profunda em termos do conhecimento específico e ao mesmo tempo interdisciplinar, além de estimular a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como, estimular a realização de atividades extracurriculares (práticas como componente curricular, estágios e atividades acadêmico/científico/culturais).
O prazo ideal estabelecido para a conclusão total dos créditos dos cursos de licenciatura é de 4 anos (12 Quadrimestres). Entretanto, partindo da prerrogativa constante no Projeto Pedagógico da UFABC que visa dar ao estudante a possibilidade, ainda que parcialmente, de individualizar o currículo, proporcionando ao aluno uma formação profissionalizante individualizada e de acordo com seus interesses. Esta formação individualizada só é possível graças ao elevado grau de flexibilidade da matriz curricular. Além disso,existe a possibilidade de término do curso num prazo mínimo de 3 anos (9 Quadrimestres).
Todos os cursos de licenciatura da UFABC apresentam como característica um conjunto mínimo de créditos e horas a serem cumpridas para a conclusão, em acordo com a Resolução CNE/CP 2, de 19/02/2002:
Componentes Curriculares |
Crédito |
Horas |
|
Disciplinas do núcleo BC&T |
90 |
1080 |
1080 |
Disciplinas de conteúdo específico, eletivas e de opção livre |
60 |
720 |
|
Disciplinas didático-pedagógicas: práticas como componentes curriculares |
34 |
408 |
|
Estágio supervisionado |
- |
400 |
|
Outras atividades acadêmico-cientifico-culturais |
- |
200 |
|
TOTAL |
- |
2808 |
A perspectiva de atuação para um educador egresso dos cursos de licenciatura em Matemática da UFABC, não se restringe à escola básica, embora seja este o campo premente de demanda deste tipo de profissional. Contudo, o licenciando terá também a oportunidade de conhecer outros ambientes onde ocorre a educação científica (museus, editoras, ONGs, jornais, etc.) por meio das experiências que poderá vivenciar durante o período do curso e dos estágios supervisionados.
Posteriormente, e de posse das orientações que receberá durante o curso de graduação, o egresso terá condições de optar por investir numa carreira acadêmica, de pesquisa ou no magistério superior, realizando cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na própria instituição num futuro próximo.