Bloco Alfa - Campus São Bernardo Campus Santo André - Vista Rua Abolição Campus Santo André - Vista Avenida dos Estados Construção Bloco A - Por Pablo Fiorito

UFABC no XVII ENERI USFC

As alunas do Bacharelado de Ciências e Humanidades Marianna Azevedo e Natália Passarinho representaram a UFABC na décima sétima edição do Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) que aconteceu na cidade de Florianópolis entre os dias 23 e 26 de maio de 2012 nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina.

Tendo como tema a Agenda Internacional Brasileira, o foco do XVII ENERI UFSC foi direcionado para os acontecimentos relevantes do nosso país em âmbito nacional e internacional, prestigiando, por conseguinte, a comunidade acadêmica e profissional brasileira com referências em suas áreas. O tema abrangeu uma grande interdisciplinaridade, a qual promove a interação entre as diversas esferas das Relações Internacionais.

O ENERI contou com a presença de renomados palestrantes da área como Barry Gordon Buzan, professor do renomado London Schhool of Economics e professor honorário da University of Copenhagen e Jilin University; Ronaldo Mota Sardenberg, diplomata brasileiro, com passagens por embaixadas como a de Moscou, de Madri e de Washington; Benjamin J. Cohen, professor de Economia Política Internacional na University of California, Santa Bárbara; Nikhil Chandavarkar, Chefe de Comunicação e Promoção da divisão de Desenvolvimento Sustentável do Departamento de Economia e Assuntos Sociais da ONU; Stephen D. Krasner, professor de Relações Internacionais da Universidade de Stanford, membro sênior do Instituto Freeman Spogli, do Instituto Stanford para a pesquisa de Política Económica e da Hoover Institution; José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça; dentre outros.

Com a participação de estudantes de todo o Brasil e de várias universidades diferentes, o evento foi importante para colocar-nos em contato com as outras cursos disponíveis no Brasil e estreitar laços com outros futuros internacionalistas.

O XVII ENERI UFSC foi considerado o melhor ENERI de todos os tempos pelos congressistas e pelos palestrantes. Os palestrantes internacionais explicitaram que nunca viram um evento tão grande e tão bem feito, com nomes tão fortes, organizado apenas por estudantes de graduação em nenhum outro lugar do mundo.

A próxima edição do evento ocorrerá em março de 2013, na ESPM São Paulo, onde a UFABC também promete se fazer presente e divulgar mais ainda seu nome e o Bacharelado em Relações Internacionais.

Thursday the 28th. . Joomla 3.0 Template by JoomlaSkins