Projeto de pesquisa edital universal 2016

O CNPq e o MCTI divulgaram recentemente o resultado da Chamada Edital Universal 2016 favorecendo mais de 4.500 projetos de pesquisa em instituições de ensino superior em todo o país. Três professores do Bacharelado em Relações Internacionais da UFABC tiveram seus projetos contemplados pelo Edital 2016:

  •  O professor Acácio Almeida Santos, com o projeto “Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo” concorrendo na faixa B.
  • O professor José Paulo Guedes Pinto, com o projeto:  "A economia política internacional da propriedade intelectual: mapeando os fluxos de cobranças relativas ao uso de propriedade intelectual entre países e regiões." Concorrendo na faixa A.
  • O professor Elias David Morales Martinez, com o projeto:  “A Emergência das Potências  Nucleares -de facto- e suas Implicações à Segurança Internacional.  Em direção a uma nova relação de poder no Sistema Internacional do Século XXI?” Igualmente na faixa A.

O Edital Universal tem por objetivo democratizar o fomento à pesquisa científica e tecnológica contemplando todas as áreas do conhecimento.  Os projetos beneficiados terão uma duração de três anos para sua execução e implementação.

 

Para mais informação, acessar o link: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5586061

 

Wednesday the 24th. .