Principais acontecimentos da III Semana de Relações Internacionais UFABC-Unifesp

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro ocorreu a III Semana de Relações Internacionais UFABC-Unifesp, que teve em sua programação diversas atividades voltadas para o debate nas RI's, contando com a participação tanto dos docentes do BRI como de convidados especialistas nacionais e internacionais.

Abaixo, segue o registro de algumas atividades do evento:

O grupo de Simulação de Organismos e Organizações Internacionais da UFABC (SOOI) durante a simulação do Conselho de Segurança da ONU sob o tema "Intervenção no Iraque"

 

 

Minicurso "Operações de Paz das Nações Unidas: Rumos a Novos Conflitos" com a professora Vanessa Braga Matijascic (Unifesp)

 

 Professor José Blanes Sala (UFABC) no Minicurso "Migrações Forçadas no Contexto Internacional"

 

 Minicurso "Pensamento Africano Contemporâneo: debates sobre Neocolonialismo e Globalização" com o professor Flávio Ribeiro (UFABC)

 

 Professor Valter Pomar (BRI) no Minicurso "Rússia: 1917-2017"

 

Minicurso "O Estado Islâmico nas Relações Internacionais Contemporâneas" com o professor Rodrigo Medina Zagni (Unifesp)

 

Mesa de Debate I intitulada "Ameaças e Oportunidades para Rússia e China", com a participação de Prof Marcos Ferreira Costa Lima (UFPE), da prof° Isabela Nogueira de Moraes (UFRJ), Leonardo Ramos (Unifesp), com mediação da professora Valeria Ribeiro (UFABC)

 

Comissão Organizadora da Semana de RI - UFABC 

 

Chamada de Trabalhos III Semana RI

CHAMADA DE TRABALHOS

Normas para Apresentação de Comunicações na III Semana de Relações Internacionais UFABC-UNIFESP - "Globalização em xeque: nacionalismos, protecionismos e conflitos".

 

A Comissão Organizadora da III Semana de RI UFABC-UNIFESP torna público o procedimento para apresentação de Comunicações. Pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação poderão inscrever pesquisas e relatos de experiências concluídos ou em andamento para comunicação oral. Os resumos devem se articular com o tema evento da III Semana de RI e dos Grupos Temáticos descritos abaixo: Grupos Temáticos: GT 1: Política Externa Brasileira; GT 2: Política Internacional;  GT 3: Integração Regional e Comércio; GT 4: Economia Política Internacional; GT 5: Segurança Internacional; GT 6: Direitos Humanos.

 

1.     DAS INSCRIÇÕES

1.1. As propostas para apresentação de trabalhos nos grupos temáticos deverão ser enviadas por meio do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  até o dia 31 de maio de 2017. 1.2. O título do e-mail deve conter o número do Grupo Temático que o autor deseja se inscrever seguido do nome e sobrenome. Exemplo: GT2_José da Silva. 1.3. Serão aceitos trabalhos com no máximo dois autores, ou um autor e um orientador, para no máximo um grupo temático. 1.4. A inscrição deverá ser feita em forma de resumo sem tabelas ou notas de rodapé. 1.5. O manuscrito deve ser editado em Word for Windows (versão 2003 ou superior), com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre as linhas de 1,5, justificado, margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm e dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (A4). 1.6. O resumo deverá ser preparado da seguinte maneira: 1.6.1. Título: em negrito, com letras maiúsculas e centralizado. 1.6.2. Autor: nome completo com as iniciais em letra maiúscula, alinhado na margem direita da folha. Se houver mais de um co-autor, seu nome deverá vir abaixo. O primeiro nome deverá ser o do autor que fará a apresentação oral do trabalho. 1.6.3. Afiliação institucional: curso, departamento e faculdade aos quais, cada um dos autores, está vinculado, colocada abaixo do nome de cada autor. Caso o segundo nome seja o do orientador, indicar logo após a afiliação. 1.6.4. Apoio financeiro: mencionar o nome da(s) agência(s) financiadora(s) da pesquisa, quando for o caso, abaixo da afiliação institucional. 1.6.5. Texto: máximo de 300 palavras digitadas em parágrafo único, sem utilização de referências bibliográficas, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusões. 1.6.6. Palavras chaves: máximo de três, colocadas após o texto e alinhadas na margem esquerda da página.

E-mail para envio de trabalhos:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  Prazo para envio de resumos de trabalhos: 31 de maio de 2017

 

2.   DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE

2.1. Cada proposta será analisada por pareceristas, membros da Comissão Científica do evento. Caso o resumo não atenda aos critérios de pertinência e qualidade, o mesmo será recusado pela Comissão Científica. O resultado da análise (aceite) estará disponível na página http://semanari2017.blogspot.com.br/ e será informado por e-mail.

 

3.   DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

3.1. Cada trabalho terá o tempo máximo de 15 (quinze) minutos para apresentação. Após a apresentação haverá 5 (cinco) minutos para argüição dos presentes. 3.2. A programação da apresentação dos trabalhos nos grupos temáticos será divulgada na página http://semanari2017.blogspot.com.br/ dentro do prazo previsto no cronograma.

 

4. DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS COMPLETOS

4.1. O manuscrito deve ter entre 12 (doze) e 15 (quinze) páginas, ser editado em Word for Windows, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre as linhas de 1,5, justificado, margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm e dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (A4). 4.2. O texto deverá ser preparado da seguinte maneira: 4.2.1. Título: em negrito, com letras maiúsculas e centralizado. 4.2.2. Autor: nome completo com as iniciais em letra maiúscula, alinhado na margem direita da folha. Se houver mais de um autor, seu nome deverá vir abaixo da afiliação institucional do primeiro autor. O mesmo se aplica ao orientador, se for o caso. O primeiro nome deverá ser o do autor que fará a apresentação oral do trabalho. 4.2.3. Afiliação institucional: curso, departamento e faculdade aos quais cada um dos autores está vinculado, colocada abaixo do nome de cada autor. Caso o segundo nome seja o do orientador, indicar logo após a afiliação. 4.2.4. Apoio financeiro: mencionar o nome da(s) agência(s) financiadora(s) da pesquisa, quando for o caso, abaixo da afiliação institucional. 4.2.5. Resumo: máximo de 300 palavras digitadas em parágrafo único, com espaçamento simples entre as linhas, sem utilização de referências bibliográficas, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusões. 4.2.6. Palavras chaves: máximo de três, colocadas após o texto e alinhadas na margem esquerda da página. 4.2.7. Texto: deverá seguir as normas da ABNT e estar de acordo com as normas de ortografia e gramática da língua portuguesa. Textos com incorreções e que sejam contra-indicados pela Comissão Científica não serão publicados. As notas de rodapé deverão ser reduzidas ao mínimo (apenas as explicativas) e as referências bibliográficas deverão ser restritas as que forem citadas no texto. As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão ser colocadas entre parênteses, indicando a página quando necessário (SILVA, 2010, p. 5). Se o nome do autor estiver citado no corpo do artigo, indicam-se entre parênteses apenas o ano e a página. No caso de figuras, tabelas e gráficos, devem vir inseridos na posição em que devem figurar na publicação. 4.3. Só serão publicados no CD de ANAIS textos completos de trabalhos enviados dentro do prazo previsto no cronograma do evento e cujo autor tenha realizado a inscrição como apresentador de trabalho http://semanari2017.blogspot.com.br/ 4.3.1. O CD será entregue após a apresentação oral do autor. IMPORTANTE: Ao enviar o texto completo, o(s) autor(es), estarão cedendo os direitos autorais para publicação nos Anais do evento.

 

5.    DOS CERTIFICADOS

5.1. Serão entregues após a realização de cada grupo temático aos autores que efetivamente fizeram a apresentação oral.

 

6.  DO CRONOGRAMA: 1. Inscrições de propostas para Grupos Temáticos até 31 de maio de 2017; 2. Avaliação e seleção dos trabalhos inscritos nos Grupos Temáticos, feita pelos pareceristas da Comissão Científica do evento (com eventuais sugestões de remanejamentos ou junções) de 01 de junho a 14 de julho de 2017; 3. Data limite para entrega dos textos integrais dos trabalhos aprovados para apresentação nos Grupos Temáticos: 15 de setembro de 2017; 4. Divulgação dos locais e datas dos Grupos Temáticos até 25 de setembro de 2017; 5. Realização do evento: De 03 a 05 de outubro de 2017.

 

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. O presente Edital passa a ser válido na data de sua publicação. 

7.2. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Científica.     

São Bernardo do Campo, 19 de abril de 2017

 

II Semana de RI UFABC/UNIFESP foi um sucesso!

A II Semana de RI, realizada entre os dias 7 e 9 de Novembro no Campus da UNIFESP em Osasco, em parceria com a UFABC, foi um sucesso! Centenas de alunos de diversas universidades participaram, uma ampla programacão com mini-cursos, debates, grupos de trabalho, entre outras atividades, fizeram da II Semana de RI um dos melhores eventos do ano! 

Estudantes, professores, analistas, diplomatas, representantes do terceiro setor, todos estiveram presentes e interagiram de maneira muito boa, produtiva, e agradável.

Rumo à III Semana de RI em 2017!

                        

Professores do BRI/UFABC juntamente de professores da UNIFESP e representantes do CAF, Oswaldo Lopez e do BID, Luciano Schweizer ,após uma palestra sobre Bancos de Desenvolvimento na América Latina

                        

                                     Debate sobre Bancos de Desenvolvimento na América Latina durante a II Semana de RI UFABC/UNIFESP

                       

                Professores do BRI/UFABC e professores da UNIFESP juntamente do diplomata Milton Rondó e representante do RESAMA Ricardo Felix

II Semana de Relações Internacionais UFABC -UNIFESP

Está chegando a II Semana de Relações Internacionais UFABC - UNIFESP, este ano realizada em Osasco, SP.  

Confira mais informações sobre chamada para papers, minicursos, e palestras aqui: II SEMANA DE RI            

                 

Wednesday the 18th. .