Sobre o Curso

A crescente utilização e importância do computador e da Internet nas nossas vidas, os avanços na comunicação móvel, a dependência cada vez maior por informação com mobilidade, o anseio por novos serviços e aplicações multimídia, os grandes avanços tecnológicos, a oferta de novos dispositivos e serviços a preços mais acessíveis, aliados a crescente velocidade com que a tecnologia evolui, motivou a criação de uma nova proposta de curso de engenharia para atender a esses novos requisitos, a “Engenharia da Informação”.

Neste contexto, o curso de Engenharia de Informação da UFABC tem como objetivo atuar com excelência na formação de seus alunos de modo a fornecer um forte embasamento técnico–científico aliado ao aperfeiçoamento da criatividade e da capacidade de adaptação, fornecendo subsídios para o processo de análise, projeto, implantação e evolução desse novo cenário de convergência entre as áreas de telecomunicações, redes de computadores e processamento multimídia.

Como ingressar no curso?

 A UFABC utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), como forma de ingresso à graduação. Inicialmente o estudante deve cursar o Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Em seguida poderá optar pelo curso de Engenharia de Informação.

Qual é o horário das aulas?

O curso de engenharia de informação é oferecido em dois períodos: matutino e noturno.

Em qual Campus  ocorre a oferta de disciplinas?

No campus de Santo André.

O curso  é reconhecido pelo CREA?

O profissional que conclui o curso está apto a se credenciar no CREA com o título profissional de Engenheiro(a) em Eletrônica.

Quanto custa o curso ?

A UFABC é uma universidade federal pública. Não há cobrança de mensalidades.

Perfil do Engenheiro da Informação

O Engenheiro de Informação é responsável pelo projeto, análise, desenvolvimento ou instalação de serviços ou sistemas de geração, processamento, transmissão, recepção, classificação, apresentação, armazenamento e segurança da informação nos diferentes tipos de redes globais de comunicação.

A associação entre sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, consciência crítica, responsabilidade social e criatividade fazem desse especialista um profissional qualificado para lidar com os novos desafios da Era da Informação em diferentes setores da sociedade e do mercado de trabalho.

Nesse novo contexto, em que as pessoas, as empresas e as instituições se organizam em múltiplas redes de sociabilidade, o engenheiro de Informação é capaz de atuar com competência no processo de convergência entre as áreas de informação, comunicações, redes de computadores e processamento multimídia.

Assista o vídeo realizado para a disciplina de Introdução às Engenharias que apresenta uma visão geral do curso de Engenharia de Informação. 

Assista ao vídeo da apresentação realizada pelo nosso Egresso Henrique Ferreira dos Santos para o evento da UFABC Para Todos do ano de 2021, que apresenta uma visão geral sobre o curso do ponto de vista do nosso ex-aluno.