Perfil do Egresso
Considerando as competências gerais estabelecidas para a formação de professores constantes na Resolução CNE/CP 1 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Matemática (CNE/CES 1.302/2001), presume-se que o licenciado egresso seja comprometido e capaz de:
Na dimensão política
- Atuar profissionalmente com base nos princípios de uma sociedade democrática, que respeita a diversidade social, cultural e física de seus cidadãos.
- Avaliar criticamente a sua realidade social e participar da tomada de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo, a partir da consciência de seu papel.
Na dimensão social
- Promover uma prática educativa que identifique e leve em conta as características de seu meio de atuação, suas necessidades e desejos.
- Envolver-se e envolver a comunidade escolar por meio de ações colaborativas.
Na dimensão pedagógica
- Reconhecer e atuar considerando a complexidade do fenômeno educativo que envolve, além dos aspectos técnicos, outros tais como éticos, coletivos e relacionais.
- Transformar seus conhecimentos acadêmicos específicos em conhecimento escolar.
- Atuar em diferentes contextos de seu âmbito profissional, fazendo uso de recursos técnicos, materiais didáticos e metodológicos variados.
- Estar habilitado para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão.
- Adotar uma atitude de pesquisa baseada na ação-reflexão-ação sobre a própria prática em prol do seu aperfeiçoamento e da aprendizagem dos alunos.
Na dimensão científica
- Dominar e atualizar-se a respeito dos conhecimentos de sua área específica, assim como perceber e realizar a articulação desses saberes com o contexto mais amplo da cultura.
Na dimensão pessoal e profissional
- Gerenciar seu próprio desenvolvimento profissional, adotando uma postura de disponibilidade e flexibilidade para mudanças.
Áreas de Atuação
O egresso do curso de Licenciatura em Matemática da UFABC poderá atuar nas seguintes áreas:
- Organizações públicas ou privadas de Educação Básica;
- Organizações Não Governamentais (ONGs) de apoio pedagógico/Culturais;
- Em grupos comunitários com fins pedagógico/culturais;
- Exercer atividades de Pesquisa ou Extensão;
- Consultoria à Instituições de Ensino, ONGs ou grupos comunitários