Bloco Alfa - Campus São Bernardo Campus Santo André - Vista Rua Abolição Campus Santo André - Vista Avenida dos Estados Construção Bloco A - Por Pablo Fiorito

UFABC na Universidade El Bosque - Bogotá

Do dia 21 ao 24 de abril a Universidade  El Bosque com sede em Bogotá, Colômbia, realizou a semana de internacionalização tendo como país convidado o Brasil. Nessa oportunidade, três professores do curso de Relações Internacionais da UFABC participaram como palestrantes  por meio da plataforma de Web –Conferencia fornecida pelo NTI. O convite foi realizado através da Dra. Andrea Medina, coordenadora do curso de Administración y Negocios Internacionales.

 

 

No total foram duas palestras que foram realizadas ao vivo em conexão com o auditório principal da Universidade El Bosque. No dia 22 de abril, o tema selecionado foi: El Mundial de Fútbol Brasil 2014: Organización Administrativa e Impactos Políticos y Sociales.   O professor José Blanes (RI/UFABC) apresentou uma profunda reflexão sobre as implicações políticas e sociais que têm se desenvolvido em nível nacional desde que o Brasil começou se preparar para a organizar o evento logo após ter sido selecionado como país anfitrião.  Junto ao Professor Blanes, o Dr. Saulo Alle (Direito/USP) discutiu as dificuldades derivadas da Lei da Copa aprovada em 2013, e que tem influenciado nas diferentes decisões políticas e administrativas que o Governo tem implementado na execução das obras de infraestrutura necessárias para sediar o evento.

 

No dia 23 de abril, o tema foi Tendencias y Perspectivas de la Política Exterior Brasileña en la Última Década. O professor Gilberto Rodrigues (RI/UFABC) trouxe uma reflexão sobre o papel relevante que o Brasil tem assumido nos últimos anos fortalecendo sua diplomacia e diversificando a sua participação nas negociações de  geometria variável.  Seguidamente, o professor David Morales (RI/UFABC)  discutiu a participação brasileira nas questões de segurança em nível regional e global, destacando o papel do Brasil na conformação da UNASUL e a participação brasileira na libertação dos sequestrados políticos colombianos.

 

Pela relevância das temáticas, ambas conferências, tiveram uma expressiva participação do público colombiano que se mostrava muito interessado em conhecer mais da realidade brasileira, os acertos, as dificuldades  e principalmente os desafios que o povo brasileiro vem enfrentando para poder realizar eventos esportivos de grande porte.  Esta atividade resultou ser muito positiva para ambas universidades (UFABC e El Bosque) as quais puderam se aproximar e contribuir mutuamente com produção e difusão de conhecimento. 

 

Abaixo, o link das duas palestras: 

UFABC2_15_colombia:

 http://webconf2.rnp.br/p5tuhd893fj/

 

UFABC2_16 Colombia:

http://webconf2.rnp.br/p12my8cifbt/

 

Segue o link das duas palestras:

UFABC2_15_colombia:

http://webconf2.rnp.br/p5tuhd893fj/

UFABC2_16 Colombia:

http://webconf2.rnp.br/p12my8cifbt/

Saturday the 27th. . Joomla 3.0 Template by JoomlaSkins