Bloco Alfa - Campus São Bernardo Campus Santo André - Vista Rua Abolição Campus Santo André - Vista Avenida dos Estados Construção Bloco A - Por Pablo Fiorito

Visita a Universidade Nacional de Quilmes

Entre os dias 11 e 15 de maio alunos no BRI visitaram a Universidade Nacional de Quilmes (UNQ) por meio de um Acordo Geral de Cooperação entre as duas universidades. Aproximadamente 30 alunos e o professor Igor Fuser participaram de aulas sobre história, economia e politica externa argentina, além de visitas guiadas a Casa Rosada, Congresso Nacional e Museo de la Memoria (EX ESMA).
A UNQ se situa na região metropolitana de Buenos Aires, em uma área de tradição industrial, e foi instalada há 25 anos em um antigo complexo da indústria têxtil totalmente adaptado, sem que tenha sido sacrificado o projeto arquitetônico original. Hoje é uma das conceituadas universidades públicas com forte preocupação em juntar a busca de excelência acadêmica com inclusão social. A UNQ também prioriza atividades de extensão, em particular voltada para sua inserção no território. Durante a visita os alunos da UFABC conheceram algumas representações estudantis da UNQ e a participação dos alunos na construção de sua universidade.
Além disso, os alunos também foram recebidos na Embaixada do Brasil em Buenos Aires pelo diretor do centro cultural Brasil–Argentina Aurimas Nunes, Marcos Paulo Ribeiro do setor de Política Interna e o representante de promoção comercial da embaixada. Na ocasião foi discutido as relações comerciais entre os países, as parcerias e o cenário político argentino na próxima eleição presidencial.
Gostaríamos de agradecer e parabenizar a todos que possibilitaram a visita dos alunos à UNQ incluindo os professores desta universidade que organizaram a visita com muita dedicação e empenho. Aos funcionários da Embaixada brasileira que os receberam de braços abertos e aos professores do BRI Igor Fuser e Giorgio Romano por terem acompanhado e ajudado nos preparativos para a viagem.

Visita guiada dentro da Casa Rosada