Dispensa de estudantes que não realizaram o ENADE 2015

A Portaria MEC/INEP nº 548 (anexo 1) estabeleceu as regras para a apresentação do pedido de dispensa pelos estudantes que foram inscritos e não compareceram à prova do ENADE. Os estudantes nessa situação deverão entregar Requerimento de Dispensa (anexo 2) preenchido, acompanhado de documento que ateste a impossibilidade do estudante comparecer à prova no dia 22/novembro (ex: atestado médico, comprovante de compromisso acadêmico ou de trabalho no exterior, etc.).

Para dar suporte a essa tarefa, a PROGRAD informará aos estudantes, em sua página e por e-mail institucional, o seguinte procedimento para a solicitação de dispensa:

18 de dezembro/2015 a 15 de janeiro/2016

Aluno entrega requerimento + documento comprobatório na Central de Atendimento ao Estudante da Prograd.

18/01/2016

PROGRAD encaminha os requerimentos às Secretarias Acadêmicas dos Centros para serem remetidos aos Coordenadores ou seu substituto.

16 a 29 de janeiro/2016

Coordenador ou seu substituto analisa os pedidos e procede à dispensa dos deferidos, no ambiente do coordenador no Sistema Enade (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/login.seam)

01 de fevereiro/2016

Secretaria Acadêmica do Centro encaminha os requerimentos (deferidos e não deferidos) à Central de Atendimento ao Estudante da Prograd.

A partir de 02 de fevereiro/2016

Aluno deve comparecer à Central de Atendimento ao Estudante da Prograd, para tomar ciência do resultado do seu pedido.

08 a 22 de fevereiro/2016

Aluno que tiver seu pedido indeferido pode solicitar dispensa diretamente ao INEP. (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/)

Os documentos comprobatórios que os alunos poderão apresentar a fim de justificar a ausência no exame diretamente ao INEP constam no Anexo da Portaria nº 548, publicada pelo INEP e servem, portanto, de parâmetro para a análise dos pedidos.

Informamos ainda que a lª lista de alunos regulares (aqueles que fizeram a prova e poderão colar grau normalmente) será disponibilizada pelo INEP no dia 18/dezembro.

ANEXO 1 PORTARIA Nº 548

ANEXO 2 Requerimento de dispensa