Palestra do Professor Igor para alunos e professores da UNQ sobre o debate a respeito da Política Externa Brasileira

BRI lidera Acordo de Cooperação UFABC – Universidade Nacional de Quilmes (UNQ)

Entre os dias 17 e 19 de setembro, os professores Giorgio Romano e Igor Fuser, ambos do BRI, visitaram a Universidade Nacional de Quilmes (UNQ) para formalizar o Acordo Geral de Cooperação entre as duas universidades. Na ocasião, foi realizada uma mesa de debate sobre a conjuntura econômica, política e energética no Brasil, que contou com a participação de alunos e professores da UNQ.

A UNQ se situa na região metropolitana de Buenos Aires, em uma área de tradição industrial, e foi instalada há 25 anos em um antigo complexo da indústria têxtil totalmente adaptado, sem que tenha sido sacrificado o projeto arquitetônico original. Hoje é uma das conceituadas universidades públicas com forte preocupação em juntar a busca de excelência acadêmica com inclusão social. A UNQ também prioriza atividades de extensão, em particular voltada para sua inserção no território. Durante a visita, foram realizadas reuniões com o reitor, professor Mario Enrique Lozano, os responsáveis pela cooperação e professores das áreas de economia e relações internacionais. O convênio pretende estimular pesquisa em rede e intercâmbios, inclusive envolvendo alunos.

No ano passado houve participação de professores vinculados ao programa sobre Desenvolvimento em atividades promovidas pelos cursos de Relações Internacionais e de Economia da UFABC. A partir dai surgiu o interesse mutuo em estabelecer um vínculo mais permanente. Os professores da UFABC aproveitaram a visita para estabelecer um contato direto com a Embaixada do Brasil em Buenos Aires, em particular os responsáveis pela cooperação educacional, para identificar possiblidades de apoio a esta cooperação, principalmente no caso de intercâmbios com os alunos.

Monday the 29th. .