Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Trabalhos de Graduação e Estágio
Início do conteúdo da página

Trabalhos de Graduação e Estágio

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 23h49 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2017, 20h25 | Acessos: 785

ESTÁGIO CURRICULAR

Além de o BPT ser composto por disciplinas teóricas e trabalhos individuais de pesquisa, a prática da profissão pode ser importante ao aluno que queira ter conhecimento do mercado de trabalho. No entanto, o estágio do BPT não é obrigatório. Os que optarem por realizar o estágio não obrigatório, podem validar os horários trabalhados como atividades complementares, respeitando as regras da universidade sobre esse item.

 

Definição de Estágio

De acordo com a Lei de Estágio nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, em seu artigo 10:

“Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

Objetivos do Estágio

O curso de BPT entende como objetivos específicos do estágio para a formação do aluno:  

Promover o exercício das atribuições da própria profissão de forma a capacitar o aluno a atuar na área e atender ao mercado de imediato.  

Aprendizado de competências próprias da atividade profissional, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.  

Aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade em um ambiente de trabalho.  

Complementação do ensino e da aprendizagem adquiridos na universidade, a fim de constituir-se em um instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.  

Propiciar o relacionamento com profissionais da respectiva área, a fim de adquirir e assimilar experiências.

 

Regulamentação de Estágio Não Obrigatório

O estágio não obrigatório permitido aos alunos do curso de BPT da UFABC poderá ser realizado nas dependências da própria universidade, em empresas ou em instituições externas, nos termos da Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. O estágio não obrigatório, relacionado com a área de Planejamento Territorial, deverá ser realizado sob orientação de um professor da UFABC, com afinidades na área de conhecimento do estágio. O orientador é responsável por analisar o andamento do estágio, observando que o mesmo deve se constituir em uma atividade de aprendizado, aprofundamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos na UFABC.

Trabalho de Conclusão de Curso em Planejamento Territorial

 Para maiores informações sobre os requisitos, instruções, datas de inscrição, resultados e outros editais referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Planejamento Territorial, acesse o portal CECS através do  link: Matrícula TCC

Fim do conteúdo da página