Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O curso
Início do conteúdo da página

O Curso

Inovação na graduação

O Bacharelado em Planejamento Territorial - vinculado ao Bacharelado em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC - é um curso de graduação destinado a combinar abordagens, conceitos e métodos do planejamento e do desenvolvimento territorial.

O curso prepara nova geração de profissionais com habilidades e capacidades para interpretar demandas, vocações e conflitos nos territórios contribuindo em ações, estudos, projetos, programas e políticas de desenvolvimento em dimensões local, metropolitana, regional e nacional.

O curso oferece uma formação capaz de integrar conhecimentos e instrumentos de diversas áreas disciplinares, tanto das ciências humanas e sociais (economia, administração, demografia, planejamento urbano e regional, ciência política, sociologia, geografia e história), quanto das ciências exatas e naturais (estatística, cartografia, geoprocessamento e ecologia). Com abordagem interdisciplinar, o curso possui interface com os cursos de Ciências Econômicas, Políticas Públicas e Engenharia Ambiental Urbana, compartilhando disciplinas, projetos de pesquisa e de extensão, entre outros.

O Bacharel em Planejamento Territorial

Com esta formação, o profissional terá capacidade para atuar em diferentes modalidades de planejamento e gestão territorial; seja no setor público, na iniciativa privada ou em organizações sociais e do terceiro setor, além da possibilidade de seguir sua formação na Pós-Graduação. setor público – municípios, estados, ministérios, autarquias, agências reguladoras; setor privado – em especial no mercado imobiliário, planejamento e logística, empresas de serviços e consultoria; Agências bilaterais e multilaterais de cooperação; Organizações não governamentais; instituições acadêmicas e de pesquisa - na área de Planejamento Urbano e Regional da CAPES existem cerca de 40 cursos reconhecidos de mestrado e doutorado.

Informações Úteis

  • Acesse o folder do BPT com a grade curricular aqui.
  • Para saber mais sobre o campo do planejamento territorial, acesse aqui o artigo "O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira" publicado Na revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (2016). Autores: Jeroen Johanes Klink, Sandra Momm, Silvana Zioni, Arilson Favareto, Mariana Mencio
Fim do conteúdo da página