Página inicial > Nota de pesar - Profª. Drª. Kátia Canil

Nota de pesar: Profª. Drª. Kátia Canil

Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 16h39

O Bacharelado em Planejamento Territorial -BPT, o curso de Engenharia Ambiental e Urbana, o Programa de Pós graduação em Planejamento e Gestão do Território- PGT e a Pos graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental- CTA comunicam com muito pesar e tristeza o falecimento da Profa. Dra. Kátia Canil.

A Profa Kátia deixa um legado de relevantes contribuições para a ciência brasileira na área de Geociências, tendo atuado em importantes grupos de pesquisa nas questões ligadas aos riscos geológicos, mapeamento e gerenciamento de áreas de risco, processos de dinâmica superficial (erosão, escorregamento e inundação), indicadores ambientais, planejamento urbano.

Na graduação e na pós graduação atuou sempre com dedicação e primor acadêmico, sendo uma referência como docente e como pessoa humana.

Como mulher, enfrentou o desafio de atuar num universo extremamente masculino, impondo-se como liderança técnica.
Atuou como pesquisadora do Laboratório de Riscos Ambientais no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, sendo docente do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do IPT. Foi diretora secretaria (2009-2011) e atualmente Diretora de Eventos Adjunto da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental e membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (RBGEA) . Era coordenadora do Laboratório de Gestão de Riscos - LabGRIs da UFABC e pesquisadora do Projeto Temático Fapesp MacroAmb.

A sua produção intelectual e acadêmica contribuiu para o avanço da ciência bem como para a formulação de políticas públicas relacionadas à gestão e prevenção de riscos, situação que atinge grande parte da população de baixa renda no Brasil.

Atualmente a Profa Kátia era vice-coordenadora do Bacharelado em Planejamento Territorial.

Desejamos força e resiliência à sua família para suportar perda tão dolorosa.

Para nós, uma perda irreparável.

Santo André, 2 de junho de 2021.

Veja as homenagens à professora Katia Canil: